Semana Bíblica na Paróquia Cristo Rei

05-12-2013 08:14

Por ocasião do mês da Bíblia, a Paróquia de Cristo Rei organizou uma sessão sobre a introdução ao Antigo Testamento, que foi dada pelos padres Miguel Sondjamba,SVD e Francisco Fernández,SVD. A sessão ocorreu entre os dias 9 a 12 Setembro na Paróquia de Cristo Rei - Terra Nova e entre os dias 24 a 27 Setembro na Comunidade da Encarnação juntamente com os membros da comunidade da Aparecida.

A dinâmica das Sessões foram as seguintes:

Os três primeiros dias foram reservados a exposição dos temas.

- O primeiro:

- A introdução geral da Bíblia: A sua formação e sua interpretação baseando-se no documento da Pontifícia Comissão Bíblica “A interpretação da Bíblia na Igreja”

- Depois seguiu uma introdução geral ao Antigo Testamento: a sua geografia, a política, a economia.

- O segundo:

                 - A introdução ao Pentateuco e a Introdução aos livros históricos

- O terceiro:

              - As introduções aos Profetas e aos livros sapienciais.

 

Durante estes três dias quem tivesse uma pergunta a fazer, eram notas e entregues a uma equipa de secretários que recolhiam todas as questões para que os palestrantes pudessem responde-las no quarto dia que era reservado apenas para resposta as perguntas.

Quanto á participação temos por dizer que houve uma grande resposta massiva dos fiéis. As perguntas feitas aos Palestrantes tinham sempre um carácter pastoral e via-se à preocupação dos fiéis em respondermos as perguntas e inquietações que surgem no contacto com pessoas de outras religiões ou de outras igrejas cristãs.

Esta experiência foi a primeira parte dum curso que continuará no mês de outubro com a Introdução ao Novo Testamento, que dar-se-á também nos centros pertencentes a Paróquia de Cristo Rei, isto é, Encarnação e Aparecida.