Missionários do Verbo Divino

06-09-2010 18:24

SVD

Societatis Verbi Divini (Latim)

Society of the Divine Word (Inglês)

Missionários do Verbo Divino (Português)

 

A Congregação do Verbo Divino foi fundada por santo Arnaldo Janssen, em 8 de Setembro de 1875, em Steyl, na Holanda, na fronteira com Alemanha. Somos uma grande família de padres e irmãos religiosos missionários, originários de muitos países.

Damos testemunho da universalidade da Igreja e da fraternidade universal, vivendo sempre que possível em comunidades multiculturais.

Como comunidade de irmãos de línguas e países diferentes, queremos tornar-nos um símbolo da unidade e diversidade da Igreja.

 

Objectivo da Congregação

O Objectivo da Congregação é proclamar o reinado do amor de Deus. Tem como destino toda a humanidade. A missão nasce do diálogo amoroso e interno do Deus Uno e Trino. Somos chamados pelo Pai, enviados pelo Verbo e guiados pelo Espírito Santo.

Somos testemunhas dos Reino num mundo profundamente dividido por crenças, classes sociais, culturas e religiões.

Movemo-nos pelo diálogo profético na tentativa de sobrepor às divisões que nos separam uns dos outros e de Deus. Colocamo-nos a serviço da comunhão e da manifestação final do Reino de Deus.

O diálogo é uma atitude de solidariedade, respeito e amor que deve permear nossas actividades, no esforço da partilha de vida, no respeito à dignidade e originalidade de cada pessoa e de toda a humanidade. O diálogo profético nos impulsiona a comprometer-nos com os pobres e marginalizados, com os que pertencem a cultura diferentes, a diversas religiões e ideologias. 

 

Actividade Missionária

O trabalho missionário é razão e o objectivo da nossa Congregação. Consideramos nosso dever anunciar a Palavra de Deus a todos os homens e mulheres, suscitar novas comunidades no seio do Povo de Deus e promover o seu crescimento na comunhão entre si e com a Igreja universal.

Trabalhamos, em primeiro lugar e de preferência, onde o Evangelho não foi anunciado ou o foi de forma insuficiente.

Na escolha das nossas actividades missionárias, damos prioridade às situações de maior necessidade e onde não houver outros disponíveis para o trabalho de evangelização.

 

Espirito Missionário

Sabemos que só o Espírito Santo pode fazer frutificar o nosso trabalho missionário. Por isso, como nosso fundador, procuramos estar sob o Seu impulso. Queremos ser homens de oração, cheios de fé e esperança, aceitando que Ele nos envie aos desafios sempre novos.

 

Estilo de Vida

Seguimos o Senhor Jesus Cristo pela via dos conselhos evangélicos e vinculamo-nos à Sua Pessoa e ao Seu serviço pelos votos de Castidade Consagrada, Pobreza Evangélica e Obediência Apostólica.

Por estes votos a nossa união com o Senhor, com os membros da nossa Congregação e com a Igreja, torna-se mais íntima. Eles dão-nos maior firmeza e liberdade para as nossas tarefas missionárias.

 

Vocação

Estamos dispostos a ir onde quer que a Igreja nos envie, mesmo que para isso tenhamos de renunciar ao nosso país, língua e cultura. Esta disponibilidade é a característica essencial da nossa vocação missionária.