4⁰ FEIRA DOS MIGRANTES E REFUGIADOS DE ANGOLA
4⁰ Feira dos Migrantes e Refugiados de Angola
Alusivo a 110⁰ Jornada Mundial do Migrante e Refugiado, a REDE de Proteção de Migrantes e Refugiados de Angola organizou a 4⁰ Feira dos Migrantes e Refugiados de Angola com o tema: “Deus caminha com o seu Povo”. Estiveram presentes 29 expositores (Organizações da REDE e Órgãos do Governo, como o Ministério da Cultura). Se fez notar a beleza da diversidade cultural em Angola com 27 nacionalidades.
Contamos ainda com a presença ilustre do Presidente da CEPAMI (Conferencia Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes), Dom Zeferino Zeca Martins, SVD, também do Secretário da Nunciatura Apostólica de Angola e São Tomé o Pe. Christopher, e o Secretário do Dicastério e Desenvolvimento para a Promoção humana Integral, o Pe. Avelino Chico.
As autoridades que se fizeram presentes foram: a Secretária do Estado do MASFAMU (Ministério de Acão Social Família e Promoção da Mulher), Provedoria da Justiça Provincial, Ministério da Cultura e SME (Serviço de Migrações Estrangeiras).
O destaque de este ano foi o Concurso artístico sob o lema: “Deus caminha com o seu Povo”, onde os poemas, as canções e as obras artísticas afloraram a criatividade dos participantes.
O programa da feira esteve repleto com danças, desfiles, sorteio de presentes como o equipamento do Messi ofertado pela Embaixada da Argentina. Estiveram presentes os Meios de Comunicação Social como TPA e diversas rádios comunitárias.
São membros da REDE: CEPAMI (Conferencia Episcopal da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes), Associação Omunga, Missionarias Scalibrinianas e Leigos Scalibrinianos, Caritas Angola, Salesianos de Dom Bosco, JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados), UCAN (Universidade Católica de Angola), Missionários do Verbo Divino, ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), Radio Eclésia (Emissora Católica de Angola), Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação, Comissão Episcopal para Comunicação Social, VIS (Volontariato Internazionale per lo Svioluppo).
A nossa Missão é Contribuir para a proteção dos direitos do migrante e refugiado e consciencialização das suas responsabilidades e obrigações.
Promover o respeito pela criação pela diversidade de cultura e da religião.
Advogar pela criação e implementação de políticas públicas inclusivas para os migrantes e refugiados.
Fortalecer o trabalho social das organizações na prossecução da proteção aos refugiados e migrantes em Angola.
A nossa visão é que todo o migrante e refugiado possa estar humana e socialmente integrado na sociedade angolana.