S. JOSÉ FRINADEMETZ

06-09-2010 18:19

 

PRIMEIRO MISSIONÁRIO DO VERBO DIVINO

S. JOSÉ FRINADEMETZ

1852 - 1908

 

“O que irá ser este menino?” Lc 1,66

 

José Freinademetz nasceu a 15 de Abril de 1852 no pequeníssimo lugar de Oies, Tirol do Sul, no Norte de Itália. Foram seus pais, João Matias Freinademetz e Maria Sottvalgiarai, que tiveram 13 filhos, quatro dos quais morreram ciranças. José foi o quatro filho e foi levado à pia baptismal da Igreja matriz de São Leonardo de Badia no próprio dia em que nasceu. José começou a instrução primária aos seis anos, em Badia e mostrou-se muito bom aluno desde o início e distinguiu-se sempre por uma grande aplicação, fruto dos ensinamentos recebidos em casa sobre a importância do cumprimento do dever e de levar a sério toda e qualquer tarefa. Aprendeu em casa e na escola primária esta lição fundamental para toda a vida e pô-la em prática nas circunstâncias mais diversas.

No final dos estudos secundários no Cassianeum, José optou naturalmente por entrar no Seminário Maior da diocese de Brixen e estudar Teologia, no que foi seguido, por metade dos seus colegas de curso. José recebeu no Seminário uma sólida formação intelectual e religiosa e foi ordenado sacerdote diocesano a 25 de Julho de 1875 na capela do Seminário Maior de Brixen, onde trabalhou três anos como coadjutor. O seu ideal, porém, era trabalhar nas missões.

Em 1878, entrou no Seminário das Missões, em Steyl, e um ano depois partiu para a China, aos 27 anos, e aí permaneceu até à sua morte, a 28 de Janeiro de 1908, vítima de tifo. Nunca voltou à Europa.

O seu método missionário assentava na prática da itinerância: visitas frequentes e longas estadia nas comunidades.

Apoiou o acesso de jovens chineses ao sacerdócio. Era cuidado no recrutamento de catequistas, homens e mulheres, e procurava ministrar-lhes uma sólida formação intelectual e espiritual numa escola criada expressamente para esse fim. Considerava-os pilares da evangelização. O missionário ia e vinha; os catequistas viviam no seio das comunidades que instruíam, orientavam e reuniam para a oração.

Foi modelo de inculturação. Vivia e alimentava-se como os chineses pobres. Escrevia e falava correctamente o chinês. Adoptou um nome Fu-Shen-Fu, que significava sacerdote feliz ou que traz felicidade.

Pautou a sua vida e acção pela máxima: “A única linguagem que todos entendem é a linguagem do amor.” Rematou a sua transformação interior e exterior com a frase: “Amo a China e os seus habitantes; estou disposto a morrer mil vezes por eles, ... também desejo continuar a se chinês no céu.”

No dia 19 de Outubro de 1975, o papa Paulo VI declarou-o bem-aventurado, juntamente com Arnaldo Janssen, fundador da Congregação do Verbo Divino.

No dia 5 de Outubro de 2003 foi canonizado com Arnaldo Janssen, em Roma, por papa João Paulo II.

“O melhor lugar do mundo é aquele onde Deus nos quer”

 

ORAÇÃO

Deus infinitamente bom, pela vida e

a morte do Teu Filho na cruz, revelaste

a José Freinademetz o Teu imenso amor

por toda a humanidade. Também ele,

repleto do espírito de Jesus, ofereceu a

sua vida para muitos irmãos Te conheçam e amem.

 

Por intercessão de S. José Freinademetz,

pedimos-Te cheios de confiança:

Concede-nos um coração atento e cheio

de amor pelos irmãos.

Dá-nos força para escutar e responder

ao Teu chamamento.

Ajuda-nos a entregar a nossa vida ao

serviço humilde e generoso de todos os

que encontramos, ainda que diferentes

na cor, religião e cultura.

Concede-nos a graça de nos alegrarmos

pelo dom da diversidade e por formarmos

todos uma única e grande família humana,

chamada a ser eternamente feliz na pátria celeste.

Amém.