AS NOSSAS ORIGENS

06-09-2010 18:22

AS NOSSAS ORIGENS

        

                                                                                                                           

“O amor de Cristo é que nos impulsiona”. 2Cor5,14

No século passado, foi-se desenvolvendo na Igreja da Europa uma consciência muito viva da responsabilidade missionária. O santo Arnaldo Jassen de nacionalidade alemã foi um exemplo vivo desta sensibilidade nova, procurando, por todos os meios ao seu alcance, despertar os cristãos do seu tempo para esta realidade. Estendia também que era urgente a fundação de um Seminário das Missões para a formação de futuros missionários.

Arnaldo tinha um enorme desejo de contribuir a abertura de um Seminário das Missões para candidatos de língua alemã e afins. Todavia as pessoas aparentemente mais aptas para concretizar essa iniciativa esbarraram nas suas próprias hesitações e contradições. Perante isso, a determinação de Arnaldo transformou-se paulatina e relutantemente na convicção de que era ele o chamado a fundar.

Foi D. Raimondi, prefeito apostólico de Hong Kong, quem o desfiou: «Funde você a Casa Missionária!» Num primeiro momento, Arnaldo ficou aturdido: ser ele próprio o Fundador do tão necessário Seminário das Missões? Não podia ser! Isso não cabia na cabeça de ninguém, muito menos na dele ...

Arnaldo, porém, uma vez convencido, não se deixou deter por nenhum obstáculo. Superou a descrença nas suas aptidões por parte dos seus conhecidos. Fundou ele próprio esse Seminário das Missões, no dia 8 de Setembro de 1875, nas margens do rio Mosa, não na Alemanha, por causa da política anticlerical de Bismark, mas do outro lado da frotneira, na pequena aldeia de Steyl, já em território holendês.

Foi neste primitivo seminário – uma velha hospedaria abandonada – que nasceram os Missionários do Verbo Divino, hoje espalhados por todo o mundo.

 

“Só Deus sabe se desta casa resultará alguma coisa ... Que o Senhor faça connosco o que Lhe aprouver. Se algo de positivo resultar desta casa, agradecê-lo-emos à graça divina. Se o resultado for nulo, bateremos humildemente no peito para reconhecer que não fomos dignos dessa graça”.   Sto. Arnaldo Janssen no dia da inauguração da Seminário das Missões.