África e Madagáscar

06-09-2010 18:17

África e Madagáscar

 

“Nós, Missionários Verbitas, trazemos a esta terra a Palavra de Deus para que o Reino possa acontecer.”

 

O imenso continente africano atravessa o tempo atormentado por muitos problemas sociais, económicos e políticos, ao lado de uma extraordinária riqueza humana, cultural e espiritual.

Nos últimos anos, o continente tem dado notáveis passos em direcção ao dialogo e da construção da paz, apesar da corrupção, enfermidade e pobreza do povo. A Igreja intenta levar esperança e salvação a todos, em especial, aos jovens. À luz do diálogo profético busca-se vivenciar a fé, nas zonas rurais e urbanas, apoiando e incentivando os leigos na lide pastoral.

O diálogo profético é uma desafio constante ante as várias denominações religiosas, as religiões tradicionais, a realidade dos pobres e marginalizados e as diferentes culturais. Há, ainda a ocorrência de enormes desafios ante o racismo, a integridade da criação, o diálogo interreligioso e ecuménico, a pastoral urbana, os imigrantes, refugiados, abandonados, mulheres, portadores de Sida e uma enorme dívida internacional. Ultimamente, afluem para lá muitas igrejas pentecostais e carismáticas.

O trabalho missionário não pode depender só da iniciativa privada, mas do compromisso de viver, planificar e trabalhar em equipe.

É preciso pensar o futuro com um adequado projecto missionário em pareceria com a Igreja local. O novo milénio, diz papa João Paulo II, abre-se ante a Igreja um imenso oceano, cheio de expectativa e da força de Cristo. (NM – 58) 

Conhecidos como missionários da Bíblia, os verbitas comprometem-se, antes de tudo, com a primeira evangelização, Bíblia, comunicação, com os refugiados e com os meninos da rua. Experimenta-se um fecundo crescimento vocacional. Contando com as bênçãos de Deus e dos santos Arnaldo Janssen e José Freinademetz, lutamos para que a luz do Verbo e o Espírito da graça vivam nos corações de todos.